Processamento e Treinamento Auditivo

Avaliação do Processamento Auditivo

Informativo elaborado e divulgado pela equipe da AUDIVIVA.

A percepção auditiva depende do processamento dos sons desde a orelha até o córtex cerebral. A perda de audição, além de causar a PRIVAÇÃO SENSORIAL, impacta a cognição, atenção e memória levando à alterações no processamento auditivo.

O Transtorno do Processamento Auditivo indica que há um bloqueio no caminho do som, na via central da audição. São sintomas: “ouvir mas não entender”; dificuldade na memória e na concentração; trocas na fala e na escrita; dificuldade com música e idiomas; e INAPTIDÃO ao uso de APARELHOS AUDITIVOS.

Avaliação do Processamento Auditivo pode ser realizada de crianças a idosos e também em pessoas com perda auditiva. O resultado da avaliação norteia a intervenção terapêutica, tendo como foco a adequação das habilidades auditivas, qualidade de vida e comunicativa.

Atualização científica: Formal auditory training in adult hearing aid users (Treino auditivo formal em usuários de prótese auditiva). Gil D, Iorio MCM. CLINICS. 2010;65(2):165-74
[Tradução Livre]

INTRODUÇÃO: Indivíduos com perda auditiva sensorial são frequentemente capazes de recuperar alguma função auditiva perdida com a ajuda de aparelhos auditivos. No entanto, os aparelhos auditivos não são capazes de superar distorções auditivas, como resolução de frequências prejudicadas e compreensão da fala em ambientes barulhentos. A coexistência da perda auditiva periférica e do déficit auditivo central podem contribuir para a insatisfação do paciente com a amplificação, mesmo quando os exames audiológicos indicam limiares auditivos quase normais. 

OBJETIVO: Este estudo foi concebido para validar os efeitos de um programa formal de treinamento auditivo em usuários de aparelhos auditivos adultos com perda auditiva sensorial leve a moderada. 

MÉTODOS: Quatorze usuários bilaterais de aparelhos auditivos foram divididos em dois grupos: sete que receberam treinamento auditivo e sete que não receberam. O programa de treinamento foi projetado para melhorar o fechamento auditivo, figura a terreno para sons verbais e não verbais e processamento temporal (frequência e duração dos sons). As avaliações pré e pós-treinamento incluíram a medição do processamento auditivo eletrofisiológico e comportamental e a administração da escala de auto-relato do Perfil Abreviado do Benefício de Auxílio Auditivo (APHAB).

RESULTADOS: A avaliação pós-treinamento do grupo experimental demonstrou uma redução estatisticamente significativa na latência P3, melhor desempenho em alguns dos testes de processamento auditivo comportamental e maior benefício do aparelho auditivo em situações ruidosas (p-valor < 0,05). Não foram observadas alterações para o grupo controle (p-valor <0,05).

CONCLUSÃO: Os resultados demonstraram que o treinamento auditivo em usuários de aparelhos auditivos adultos pode levar a uma redução da latência P3, melhorias na localização sonora, memória para sons não verbais em sequência, fechamento auditivo, figura-a-chão para sons verbais e maiores benefícios em ambientes reverberantes e barulhentos.

Avaliação do Processamento Auditivo

em 5 passos:

Programa de Preservação Auditiva para músicos

  • 1) A avaliação deve começar por uma boa anamnese, com a investigação das causas e do impacto das queixas.
  • 2) A bateria de testes deve ser contextualizada á demanda e às capacidades de cada examinado.
  • 3) Ouvir com competição, discriminar e organizar os sons no tempo, localizar os sons, integrar informações recebidas nas duas orelhas e completar informações, são habilidades que devem sempre que possível, ser avaliadas.
  • 4) A avaliação, quando bem feita, direciona e otimiza o tratamento para melhora das habilidades auditivas.
  • 5) O objetivo não é rotular o paciente! AS HABILIDADES AUDITIVAS PODEM SER TREINADAS E MELHORADAS!

Faça-nos uma visita

e conheça o nosso trabalho!

Rua Ceará, 161 – Sala 405,

Sta. Efigênia  – BH/MG

(31) 3241-1004 / 9 8742-9021

audiviva@audiviva.com

Corpo Clínico: Fga. Renata Jacques (CRFa 6-2200) e Fga. Aline Castro (CRFa 6-6880)
audiviva@audiviva.com  / www.audiviva.com / facebook.com/audiviva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *